domingo, 2 de abril de 2017

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: LACRYMOSA - JULIANA DAGLIO


SINOPSE:


O nome dela não é Valery Green. Também não nasceu no Kansas, e sua família toda não morreu num acidente de carro onde ela foi a única sobrevivente. Nascida num mundo de trevas e segredos apocalípticos, a garota feita de mentiras luta dia após dia para ter uma vida longe de sua verdadeira identidade e de seu dom misterioso, o qual ela julga como uma maldição. 
Por cinco anos, ela conseguiu. Escondida na pacata Darkville, tornou-se uma respeitada Detetive, conhecida por sua frieza e eficácia no trabalho. Seu companheiro Axel parece ter orgulho de trabalharem juntos, até ficar frente a frente ao que encontraram na busca daquela noite - um demônio dentro de uma garotinha.
Para ajudar a pequena Anastacia, Valery terá que colocar em risco o trabalho na polícia e seu relacionamento com Axel, recorrendo à ajuda do Padre Henry Chastain, um velho conhecido. Desenterrando um passado cheio de exorcismos, perseguições e batalhas contra demônios, esse reencontro não promete ser feito de abraços e boas-vindas. Chas, como ela o chama, é conhecido como o maior Exorcista vivo - a Espada de Sal do Vaticano, e é sua única esperança de lutar contra o novo inimigo, mas também representa o ponto fraco de si mesma e o acesso a um passado doloroso que pode despertar seus próprios demônios interiores.

***

Recentemente o PAPO NERD recebeu da autora JULIANA DAGLIO, as primeiras páginas de LACRYMOSA, para o projeto de primeiras impressões. Para quem ainda não conhece os trabalhos da Juliana, ela é autora de "Uma Canção para a Libélula", volumes Um e Dois, e da saga "O Lago Negro", com os livros: Um - O Lago Negro (o qual estou lendo e amando!); Dois - Submersão; Três - Profundezas Sombrias. Com a pouca experiência que tive com a escrita da autora, percebi logo que não poderia ficar de fora deste projeto e ler em primeira mão LACRYMOSA.


Esse trabalho vem mostrar um novo lado da autora. Uma nova abordagem e um novo campo de atuação. No quesito talento, enxergo isso como muito bem visto, tal qual o acervo com que a autora consegue explorar em cada nova obra. Confesso que os gêneros como Terror ou Fantasia Dark até então não eram os meus preferidos para uma leitura, mas como disse: até então não eram...


Posso afirmar que adorei ler estas primeiras páginas e conhecer o início desta nova história que a Ju Daglio apresenta. Com tamanha sutileza ela consegue dosar elementos como mistério, suspense e terror de forma muito equilibrada. É surpreendente isso tudo reunido em uma trama que envolverá crenças e misticismo. 

Neste livro seremos apresentados a uma narrativa de Valery Green. Uma respeitada detetive de Darkville, porém, durona, fria e insensível, que se depara com um caso muito diferente do normal e descobre ser algo que poderá trazer á tona figuras do seu passado obscuro. O ponto de vista de alguém,  até então, denominado: Ele, é outra parte que irá compor o enredo, mostrando o ponto de vista de um padre. Em ambos os lados, a autora consegue trabalhar já em poucas páginas, uma tensão psicológica que é característica da personalidade de cada um dos personagens principais.  


É impressionante a abordagem direta que a Ju Daglio consegue ressaltar sobre o bem e o mal em poucas linhas. Sua escrita consegue deslizar entre suavidade e meticulosidade como se fosse poesia. A explicação para o fato de que o mal nem sempre está TOTALMENTE ligado à culpa do diabo e aos pecados, ou seja, mostra que o ser humano em si, tem sua parcela de culpa também creditada na situação. Falando claramente, o mal da humanidade é responsável por boa parte de como as coisas estão hoje em dia.   

Acredito que será uma obra que vai arrebatar muitos leitores e fãs do gênero. Afinal, a autora é psicóloga e sabe como associar uma boa história ao que um leitor pode esperar dela, além de, claro, conseguir mostrar nas entrelinhas um misto de inspiração do que conhecemos de outras mídias. Como fã do gênero Rock e uma "Hunter" assumida (ela tem todo o meu respeito também por isso), a Menina Libélula sabe explorar muito bem as cartas que possui nas mangas. É com certeza um talento admirável que possui. Eu espero muito ansioso para ver logo o que mais ela trará pra me cativar ainda mais nas próximas páginas de LACRYMOSA!