segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

RESENHA: DELENDA E O VALE DOS SEGREDOS | AMANDA REZNOR

"Êxtase. A lua estava em êxtase. E, para quem achava que o espetáculo havia acabado, ela gritava: - Não levanteis de vossas cadeiras, ainda! Sobre o palco vem mais, meus senhores - Oh, sim, muito mais!" 

Autor(a): Amanda Reznor
Editora: Madras Editora
Série: Livro 1
ISBN: 978-85-370-0947-5
Ano: 2015
Páginas: 296
Gênero: Fantasia, Romance, Suspense
Comprar: AmazonSubmarino

O livro Delenda e o Vale dos Segredos é um belo convite ao mundo sobrenatural. Um suspense com toques sutis de terror, e ainda, com aquele romance fantástico que só faz enriquecer a trama. É uma obra muito original com características bastante singulares que, confesso, não se pode notar em qualquer história de fantasia. 

A autora narra o livro em terceira pessoa usando uma linguagem culta, que por vezes soa até poética, nos contando toda estória de Claudia. Não. O nome da personagem principal não é Delenda. E sim, a autora já começou acertando no titulo do livro, pois, ela colocou algo nada óbvio, o que serviu de fato para dar um tom à mais de mistério em tudo.

Uma garota comum que foi criada pela avó e não chegou a conhecer os pais, Claudia “Blaise” ao fazer 18 anos recebe um presente que muda completamente sua vida. Ela descobre que herdou uma mansão no Vale dos Segredos, e após alguns acontecimentos em sua vida, resolve fazer uma viagem para assim conhecer o que herdou. Fazendo jus ao nome o Vale de fato possui muitos segredos, pois, é um lugar em que passado, presente e futuro se entrelaçam fortemente. Claudia se vê um pouco perdida em meio à carga de informações que compõe o motivo de sua viagem ate o Vale. Sua árvore genealógica se torna ainda mais complicada do que imaginava e as pessoas que ela conhece parecem não ser o que ou quem ela pensa. Sem saber exatamente em quem pode confiar ou para onde deve ir, Claudia se encontra em uma busca das partes de um quebra-cabeças de um passado distante para conseguir uma explicação pros mistérios do presente.

 O livro é muito rico em mistérios e possui um forte acervo quando aborda o tema sobrenatural. Uma profecia que envolve criaturas, objetos, demônios e o mistério por trás das origens de Claudia.  O enredo tem seus tons de terror, o que deixou a trama ainda mais surpreendente do que era esperado. Isso foi algo realmente brilhante, pois, a estória pedia por um tom mais sombrio.  Os personagens são muito bem elaborados, tanto em papel quanto em personalidade, e cada um contribui de certa forma para o desenrolar de tudo. A escrita de Amanda é um deleite para os leitores que curtem um enredo bem desenvolvido e rico em detalhes minuciosos com uma suavidade poética incontida nas entrelinhas... isso serviu, é claro, como outro destaque para me conquistar bastante. A capa é muito bonita e exala mistério por conter um espelho e a imagem de um "reflexo" que tem tudo a ver com a história. A diagramação foi fantástica e bem feita, pois, a cada capítulo existia um preâmbulo e uma imagem, ora sinistra, ora medonha (fiquei assustado em alguns momentos, acreditem! rs) e quanto a gramática, não identifiquei erros. O livro foi bem revisado. E ao final, a autora consegue amarrar muito bem toda a trama e explicar a ideia central que foi proposta para a temática do livro. E é claro que estou sintetizando aqui os acontecimentos, pois, não quero exagerar nos spoilers e prefiro assim, porque os interessados devem ter a mesma sensação e experiência que tive com a leitura. Por isso eu sugiro que continue lendo a resenha...


O livro desperta uma curiosidade tamanha a ponto de querer ler sempre mais e mais. A narrativa é empolgante e consegue prender o leitor ao que está acontecendo. Sem mencionar o possível gancho no final do livro, para uma possibilidade de mais histórias. Realmente é um daqueles livros que você se apaixona por tudo nele, de todos os modos. Delenda foi uma leitura que sem dúvidas entrou para a minha galeria das mais favoritas de fantasia.  

Classifico como 5 balõezinhos: 
💬💬💬💬💬


Prestando elogios a autora devo citar que sua criatividade foi sensacional, a forma de abordar os personagens e as visões de cada um foi genial e o talento para a escrita é uma característica bem peculiar. 

Agradeço aqui oportunidade que a Amanda nos deu, enviando seu livro e confiando em nosso trabalho. Espero que saia logo outro livro, para saciar tamanha curiosidade sobre os acontecimentos recorrentes no Vale dos Segredos. Obrigado de coração Amanda, pela atenção, compreensão e carinho que sempre teve conosco, e mais uma vez parabéns pelo nobre talento de conquistar as pessoas pela escrita.